sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Tiro ao Prato

Como Surgiu o Esporte

O Tiro ao Prato foi originalmente desenvolvido, em parte, para aumentar a caça de aves e de fornecer um método de treino para os caçadores. A Utilização de Alvos de argila foi apresentado como um substituto para pombos vivos. Na verdade, um dos nomes para os pratos utilizados em jogos de tiro era pombos de barro. O esporte do Tiro ao Prato foi criado no final do século 18, quando eram usadas aves reais geralmente da espécie pombo-passageiro (Passenger Pigeon ), foi provavelmente a ave mais abundante no planeta. Estima-se que tenham chegado a existir mais de 5 bilhões de indivíduos nos Estados Unidos.
  
As aves eram colocadas em baixo de chapéus ou em armadilhas e eram então liberados. Daí surgiria o nome Trapshooting (Trap= Armadilha e Shoot = Tiro , em inglês). Mais tarde Pássaros artificiais foram introduzidos na época da Guerra Civil Americana . Bolas de vidro (Bogardus) e, posteriormente, os alvos de argila foram introduzidos após o ano de 1800 , ganhando ampla aceitação, mas o tiro em aves vivas ainda é praticado em algumas partes dos Estados Unidos com o controle dos orgãos ambientais.
               
       Passenger Pigeon (Pombo Passageiro)                                         Prato de Argila (110 mm de diâmetro)
O Trapshooting ou Tiro ao Prato, é um dos poucos esportes que requer muita disciplina, concentração e agilidade em alvos em movimento. O Tiro ao prato é praticado em todos os países do mundo. O acerto constante em várias posições e ângulos diferentes exige muito auto-controle e um atirador profissional chega acertar todos os 100 de 100 pratos ou erra somente 1 ou 2 em 200 pratos lançados. Este atirador é de classe AAA. Existem algumas variações de modalidades como Fossa Olímpica; Trap Americano, Trap Double, etc, (Algumas dessas são modalidades Olímpicas). A modalidade Trap americano é a versão predominante nos Estados Unidos e Canadá .
Os EUA são referência,  possuem dois orgãos gestores do esporte. O Amador Trapshooting Association (ATA) realiza eventos em todo os Estados Unidos e Canadá, bem como a Pacific International Trapshooting Association (PITA) que sanciona eventos na Costa Oeste da América do Norte.

Hoje o Tiro ao prato Evoluiu, antigamente os lances de pratos eram feitos manualmente, com as mãos ou mesmo com máquinas manuais, hoje as máquinas são 100% Automáticas e inteligentes, com sensor de voz, para o atirador "chamar" o prato.
  
Lançamento Manual de Pratos                    Máquina Automática de Lançar                    Sensor de Phone Pull
.
A Máquina normalmente é colocada dentro de um traphouse (casa de máquinas).
A casa oferece proteção da máquina (por exemplo, chuva, e tiros errantes) e também atua para esconder a posição oscilante do arremesso. Você nunca saberá de onde o prato vai sair.
Modernas máquinas Automáticas de arremesso pode armazenar centenas de alvos de argila em um magazine e sistematicamente auto-recarregar os pratos para o próximo lançamento. Já as máquinas manuais elétricas requerem uma pessoa no traphouse para colocar o prato sobre o braço da máquina. Para ambos, as máquinas precisam de um sinal elétrico para arremesso assim que o atirador "chamar" o prato, pode ser um interruptor normal ou um sensor de voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário